Maison

TOMORROW TOOTH

A outra voz da Medicina Dentária

O Tomorrow Tooth é um grupo internacional de Médicos Dentistas, fundado em 2014 pelos colegas italianos Pasquale Venuti e Marco Maiolino. Conta actualmente com cerca de 20 membros de todo o mundo, sendo o seu representante português o Dr. Hugo Costa Lapa.

A filosofia subjacente do grupo, e que caracteriza a actividade clínica dos seus membros, é a Medicina Dentária centrada no bem-estar e na resolução dos problemas do paciente (patient centered dentistry) por oposição à tendência da modernidade em centrar a medicina dentária no dentista e no seu ego (dentist centered dentistry), bem como a medicina dentária baseada em resultados de longo prazo (outcome based dentistry), por oposição à medicina dentária baseada em resultados imediatos, processos ou receitas cegas (process based dentistry).

O grupo tem como referências o Dr. Roberto Magallanes Ramos, pela sua capacidade visionária da profissão do Médico Dentista como um todo; o Dr. David Clark, pelas suas ideias e produtos revolucionários na área da Dentisteria; o Dr. John Kademi no campo da Endodontia; e o Dr. Massimo Mazza na área da magnificação.

A outra voz da Medicina Dentária

VERTIPREP LISBON CALLING 2021

O nosso foco

Na Dentisteria, estamos focados em matrizes bem pensadas que resolvam os casos simples e complexos, bem como em adequados perfis de emergência e pontos de contacto das restaurações; não estamos focados de todo em anatomias e pigmentações de sulcos “chiques”, desnecessárias e sem utilidade.

Na Endodontia, estamos focados na máxima preservação de dentina, na biomecânica do orgão dentário e fundamentalmente no continuum indissociável endo<>restauração e na importância de realizar ambos os tratamentos interligados e com o mesmo objectivo comum: o sucesso a longo prazo da preservação do dente e da sua função.

Na Prótese Fixa, estamos focados nos resultados de sucesso a longo prazo e desenvolvemos uma técnica de preparação vertical dos dentes específica, conhecida por Vertiprep.

O nosso foco
A nossa filosofia
A nossa filosofia

Gostamos de olhar para a Medicina Dentária da mesma forma que os nossos antepassados, médicos e filósofos da escola céptica empírica olhavam: questionando e pensando.

Gostamos pouco de narrativas, de receitas cegas e de show-off; ou de quem fala muito sem passar à prática.

Apreciamos quem vê a medicina dentária com o bem-estar do paciente no seu centro, e com resultados de sucesso a longo prazo como objectivo.

Somos influenciados por pensadores e filósofos como Karl Popper, Nassim Nicholas Taleb, Michele de Montaigne, Daniel Kahneman, Matthew Syed.

VERTIPREP LISBON CALLING 2021

Vertiprep

A filosofia da preparação vertical de dentes em prótese fixa, não pode nem deve ser reduzida a uma técnica, pois é um conceito que abrange uma compreensão multidimensional do orgão dentário, dos tecidos periodontais, de biologia, de histologia, de engenharia, de cinética, entre outros.

De um ponto de vista Biomecânico o Vertiprep permite a máxima conservação de dentina num preparo de 360º, quando comparado com as outras técnicas existentes; paradoxalmente permite uma precisão na preparação dos dentes impossível de igualar com preparações clássicas horizontais (chanfro e ombro); e oferece a possibilidade da coroa exercer um efeito de férula sobre o dente a um nível que mais nenhuma técnica permite, salvando assim incontáveis dentes da extracção.

Vertiprep
Vertiprep

De um ponto de vista Biológico e Histológico o Vertiprep promove a remoção da junção amelo-cementária e a criação de uma nova junção proporcionada pelo posicionamento da margem da coroa e da sua relação com os tecidos dentários e periodontais; a técnica de curetagem gengival rotatória, em simultâneo com a preparação dentária, permite a realização de melhores e mais fáceis impressões, assim como, se necessário for, complementá-la com técnicas de provisionalização que permitem um aumento de volume horizontal e vertical de tecidos moles.

De um ponto de vista de engenharia e de física, o Vertiprep exige uma compreensão profunda dos conceitos de forma de resistência das preparações (Resistance Form) e da sua importância na prevenção da descimentação de coroas a longo prazo; da correcta interpretação da cinética e dos micro-movimentos entre corpos rígidos (dente e coroa) como consequência das forças e torques na função e para-função; da compreensão dos aspectos da física que demonstram que uma preparação vertical tem uma selagem marginal muito superior a uma preparação horizontal, e das vantagens que daí advêm para o sucesso a longo prazo do tratamento.

VERTIPREP LISBON CALLING 2021

Localização do curso
Solicitar informação para inscrição

    Selecionar curso (obrigatório)

    Muito obrigado pela sua confiança. Entraremos em contacto consigo nas próximas 24horas.

    ⓒ 2020 HUGO COSTA LAPA – MEDICINA DENTÁRIA DE EXCELÊNCIA