Em primeiro lugar não causar danos

15-01-2023

Iatrogenia significa causar um dano (habitualmente escondido a longo prazo) resultante de um tratamento, em cujos benefícios são inferiores às consequências. Exprime assim os danos provocados ao procurar ajudar.
Não tratar, quando não há necessidade de o fazer, é assim tão ou mais valioso do que tratar ou intervir.
Então porque é gratuito, ou pouco valorizado, o importante acto do diagnóstico do não tratamento?
Por outras palavras, o diagnóstico que leva à decisão do não tratamento é tão ou mais importante do que aquele leva à decisão inversa. E desse modo deve ser igualmente valorizado.
"Existe um elemento de falsidade associado ao intervencionismo (excessivo), que é acelerado numa sociedade profissionalizada. É muito mais fácil vender a ideia:
- Olhem o que fiz por vocês, do que:
- Olhem aquilo que eu consegui evitar em vosso benefício.
Ao vivermos num sistema de bonificações baseado em "resultados" agrava o problema, especialmente crítico, na área da saúde."
NNT

Na nossa prática clínica a decisão de intervir não é regulada pelo factor económico porque a não intervenção, ou a pequena intervenção, são de igual modo valorizadas. O diagnóstico da necessidade de intervenção Vs não intervenção, liberto dos interesses económicos, assenta única e exclusivamente em valores fundamentais: a ética, a moral, o respeito e a excelência.